26 junho, 2006

A de amizade

Já tive tantos amigos, que adorei, que adoro, e que não estimei ao ponto de os manter…
Já tive tantos supostos amigos, que estimei demais ao ponto de concluir que deveriam ir…
Já tive tantos amigos que perdi e que recuperei. Verdade!
E já outros tive que fiz, conquistei e mantive, ao ponto de os ter ainda, volvidos que estão 10, 12, 15, 17 anos…
Hoje reconquistei uma amizade que julguei perdida. Perdia por mim. Mea culpa.
Só por isto, só por isto, ganhei o meu dia, a semana e quem sabe quanto mais.
O problema é o do costume, exijo demasiadamente a entrega do outro, e tal como eu me entrego – como em tudo na minha vida, não espero nada menos do lado de lá.
O problema maior é o do costume também: a falta de comunicação. O supor que supus que o outro supõe… e depois está tudo errado, tudo trocado…
O menor problema, é que apesar de ser muito orgulhosa, não o sou ao ponto de guardar rancor seja do que for, seja por quem for… Pelo menos numa fase posterior ao acontecimento… Isto já fez com que eu procurasse arrependimento num acto meu egoísta e despreocupado. Isto também já fez com que eu perdoasse uma má atitude, considerando que não passava de “uma questão de atitude” e retomasse a amizade.
E isto até já fez com que eu engolisse um boi, para reconquistar a amizade de uma Paixão surgida entre amigos que a estragou e, que a Paixão em nada deu e, fosse eu (sou sempre eu, acho eu…) a dar o 1º passo e pôr tudo em partos limpos.
O Moral da história, é o de sempre também: Falar, ouvir, criticar, aceitar e escutar o coração. Se ele nos pede uma oportunidade, ir atrás é o melhor caminho para andar em frente.
A verdade, é que sempre perdi amores, sempre perdi amigos, mas a mágoa de uma amizade fere mais fundo que a de um amor. Sabem porquê?
Porque sem amor podemos não ser ninguém, mas sem amigos, não há amor que nos console!
(espero lembrar-me disto numa próxima, sim, porque há sempre uma próxima vez…)

7 comentários:

Sofia disse...

Não diria melhor prima!

Obrigado por seres quem és, por estares sempre onde estás. Que a nossa amizade perdure ao longo dos anos. Se um dia te perdesse saberia bem como seria o fim do mundo.

Um beijo enorme da prima que te adora acima de tudo. Até sabado minha querida!

GNM disse...

Passo para te deixar um sorriso...

Sorri também!

Maria Liberdade disse...

Parabéns, pela reconquista.

Rui disse...

Arrisco: e ainda bem que existem próximas vezes, é bom sinal, permite-nos a esperança, faz-nos levantar da cama de manhã.

Não há nada melhor que a amizade.

Alberto Oliveira disse...

Gosto de fazer um amigo
mas não gosto de o perder
e é tão grande o castigo
que tenho de o refazer.


Hoje vai em rima-rimada.

Anónimo disse...

Improviso para uma rosa:

a flor do tempo é o teu perfume
tem a cor da lua e o teu nome

a flor do tempo efeita o acaso
dá beleza ao que será verso

a flor do tempo eu te trago
envolta em núvens de água

ou será apenas a chuva
na tarde em que te encontro
e o mundo se torna palavra
para que eu te diga o vento

e toque teus cabelos assim
porque suavemente acaricia

isabel disse...

Há uma musica do Milton Nascimento que começa assim: "Amigo é coisa para se guardar, debaixo e sete chaves, junto do coração...."


**isabel