21 julho, 2006

É só fachada

(...) Abertura de uma cervejaria muito-muito no centro da Invicta. Casa antiga recuperada, bem ao pé de inúmeras Empresas que albergam diariamente centenas de colaboradores ávidos por uma hora (pelo menos) de descanso e satisfação alimentícia.
Distribuem-se cartões-convite de apresentação, estampa-se no dito papel que o estabelecimento oferece a bebida aquando da 1ª refeição, e depois faz-se isto chegar às mãos dos supostos clientes. O nome igualmente bem conseguido: Shakesbeer - Esta gente sabe o que faz!
Ora, quando a isto se junta o verdadeiro "disfruti", melhor ainda: Ele é uma fachada fantástica, esplanada à frente e atrás, uma decoração interior e exterior muito boa, empregados com bom aspecto e de roupa muito In, pratos convidativos, enfim... Tudo o que, com este bom tempo e no meio do horário laboral, automaticamente faz o Tuga correr de imediato.
Dias após a inauguração 2 colegas vão experimentar: "Uau! Que giro, que bom gosto, que investimento" no mínimo uns 200.000...
Mas, de repente, começa a saga: Menu que é bom - tá quieto! Apresentação dos pratos, saladas, sopas e sobremesas - tá quieto! Rapidez no atendimento (que é obrigatória nestes sítios à hora de almoço) - tá quieto!
Bem, lá se aceita a sugestão, sem se saber de preços nem de nada, e almoça-se razoavelmente,
mas espera-se muito e essa espera é demasiada.
Começam a surgir reclamações, pessoas a sair zangadas, empregados que esbracejam, dando ao cliente o mote: "o cliente nem sempre tem razão, mas nós temos sempre", e enfim, lá alguém vem alertar que há confusão, porque falhou a luz e...
Para pagar foi um suplicio tal a demora e falta de pagamento com cartão...Mas qual é o nº da vossa mesa ? (sim, porque aqueles dois clientes tinham obrigação de o saber)... Igual sofrimento foi com a conta: que contava apenas com 1 prato (não era dose, nem meia dose), uma água e um café, e que rondou os 3 Contos de Reis!!!
Chegados ao local de trabalho e comentam o sucedido e eis que logo surgem mais más experiências: um casal vai lá almoçar pela 1ª vez e aquando do pagamento mostra o tal cartão onde dizem que é oferecida a bebida: "Ah... Mas sabe, isso é só na 2ª visita..." Alegaram publicidade enganosa, mas de nada adiantou. Pagaram e não piaram. Mas pior: uma outra colega vai ver com os próprios olhos e não acredita que um sitio assim tão agradável, possa ser como ouviu: Exagero, concerteza. Era sexta feira e ocorreu-lhe que giro era festejar lá o aniversário do Pai. Explica a situação a alguém da Gerência indicado para as reservas, dá-lhes a dica que o Pai já tem alguma idade, que gostava que corresse tudo bem, blablabla... Faz reserva - dá nome e contacto, escolhe o prato e tudo! Mas chegado o Domingo... tãtãtã: Sabem o que aconteceu?
Correu tudo bem!!!
Sabem porquê? Porque foram almoçar a outro lado! É que a Shakesbeer estava fechada...
É só fachada, é o que eu digo...

8 comentários:

vida de vidro disse...

Incrível! Profissionalismo, nenhum. Só fachada, mesmo.
Vim conhecer o teu blog. Gostei. :)**

Sofia disse...

Puxaaaaa! Ohh pims temos que ir lá um dia destes. ehehheheh

bjs

Anónimo disse...

O bom e velho tuguismo que nunca se abandona: investir muito, mas só na fachada. Já falámos sobre isso, hélas.

Susana

José Leite disse...

A fachada é muito importante!!! Vejam o Cavaco, com aquela "fachada" toda ganhou as eleições...

Anónimo disse...

A fachada também muitas pessoas assumem uma que não é verdadeira...
Relativamente ao teu comentário no meu blog sei aquilo que vivi e senti... e contra factos, como se costuma dizer, não há argumentos! Os motivos pelos quais eu enterrei uma amizade foram baseados nos meus princípios morais. Esses cada um escolhe os que acha mais certos. Sei que não tenho a consciência pesada porque nunca menti, escondi ou manipulei a vida dos outros em prol do meu único benefício. Uma pessoa dita amiga deveria ter pensado se agindo de uma determinada forma não iria magoar outra pessoa...
Agradeço que tenhas vindo ler o meu blog, denota que és uma pessoa equilibrada e sensata. Bj CL

isabel disse...

Concordo com o "passarinho". A mim parece-me que a fachada e muto importante.....Senão porque é que vamos todas ao coiffeur????E ao ginásio???? :) O.k o.k, estava na tanga, é para estarmos bem connosco, eu sei, e eu....estou!
izzy

Rui disse...

E é assim que se manda o investimento pelo cano de esgoto.
Há muito disso no nosso país (no ramo da restauração em particular, que conheço razoavelmente).
Enquanto não perceberem que a fachada é importante, mas o serviço e a comida são mais, vão perder muito dinheiro.

Maria Liberdade disse...

AAAAHHHHH! E foi o que fizeram melhor!