10 janeiro, 2008

Olha a figurinha...

01 Janeiro de 2008.
Moledo do Minho, Portugal.
Hora local: 16,20
horas
Temperatura: um frio de rachar – p’raí uns 12ºC negativos; Chuva qual
inundação e ventania como se de um tufão se tratasse.
Estado de espírito à
chegada: fantástico - fora a fome.
Estado de espírito às 16,25 horas: CHOQUE!

Na Porta do mais fixe café da praça de Moledo, num letreiro vermelho,
lia-se: «Não fumadores»




Meus amigos: O que vem a ser isto? Mas então
uma pessoa já não pode vir descansadinha das férias, relaxada até mai-não,
esperançada no novo ano, saudosa do regresso a casa após 3 dias de semi-inferno
Espanhol (meio porque lá em 50% dos sitios «permite se fumar»), para chegar a um
dos seus sitios preferidos, desejosa de um café decente e dar de caras com… com…
com aquilo!
Buáááá……….




Vamos lá a ver. Não é que eu seja uma grande
fumadora, nem é que eu seja uma real viciada. Eu é mais pelo prazer e pelo
hábito, que fumo os meus 2 ou 3 cigarrinhos por dia (não se contabiliza aqui os
outros nocturnos nas saídas de fins de semana, ou em amenas cavaqueiras
caseiras). Aliás um maço de português Azul dá-me à vontade para uma semana. Mas
é exactamente por isso que Euzinha, me sinto mais atingida que os mais
viciados: Ora se eu só ia ao café para fumar um cigarrito, e se a mim só me
apetece fumar com o café… Ora bolas. Quer-se dezer, que é que é que eu
afinal vou lá fazer?
Para isso, tomo em casa. Agora não fumar, como alguns
me dizem, é que não!
Então, pois se só são aqueles míseros cigarros…
Arre!!!

Mas o pior, o pior, são as figurinhas… Meus caros, se vocês
sonhassem com as figurinhas que tenho feito nestes últimos dias, em que o tempo
tem estado de bradar aos céus… Olhem só visto, porque contado ninguém acredita.
Mas, claro (!), vou contar na mesma :)




Quarta de manhã, café do
costume ao pé do trabalho, hora habitual.
Situação estranha: café “às
moscas”. Pasma, pergunto. “aqui pode-se fumar, certo?”
Não. Não se podia
fumar. Então indignada, já nem vou para a mesa e dirijo-me ao balcão. Pago o
café e pego na chávena e dirijo-me para a porta. Acendo um cigarro.
Figurinha triste: esta e chega. Situação de nervos com a figurinha triste,
os coleguinhas e alguns superiores, que vão passando na rua e olhando para mim
de soslaio…


Quinta ao almoço, casa dos Pápis. Número de cafés: 3

“Mas tu hoje queres tomar café aqui?”
- “Quero e não vou lá para fora fumar,
que tá frio. Desculpem lá, mas nos cafés não se pode fumar…”
Figurinha
triste, esta e basta. Situação de nervos: ver a minha Mãe nervosa porque estou a
fumar dentro de casa…


Sexta de manhã. Posto de abastecimento da BP na
A4. Entrada para a parte de restauração. Na placa lia-se: “proibido fumar”.
‘Da-se!!! P’lo Amor de Deus. Encaminho-me então para a Loja e saco um café da
maquineta para levar para o carro. “Ah-Ah! Com esta não contavam vocês. Achei
uma solução! Achei uma solução! Achei uma solução!” Pois… Foi só para aquela
vez, porque conseguir pousar o café não dá, e conduzir de
copinho-minusculo-a-escaldar-nas-mãos, mais vidro aberto e cigarro – não dá!!!
Que figurinha TÃO triste…


Sexta ao almoço. Procuro o maior restaurante
em Guardizela – Guimarães. E avisto um: Ei-lo. Aquele há-de permitir. Wrong
answer!!!! Após a degustação, peço o café e começo a pensar numa maneira de
conseguir fumar o cigarro. Vejo um pequeno hall de entrada antes da sala de
refeições – “Pode-se fumara li na entrada? – Não, menina… Eu sei que é uma
chatice, mas olhe… Não posso fazer nada. – E o senhor importava-se que eu
levasse a chávena para a rua e fumasse lá fora? – Ó menina. Esteja à vontade!”
Agora imaginem: uma terriola minúscula. Um temporal de chuva e vento. Uma
gaja toda vestidinha de saia e salto alto, chávena de café na mão esquerda;
Guarda-chuva equilibrado entre o queixo e ombro, e cigarrito na outra… Figurinha
MUITO triste. Situação menos ridícula: mais 4 pessoas vieram fazer o mesmo.


Moral da história: Estas figurinhas são intolerantes e totalmente
estúpidas. Mas a verdade é de facto não sei como vou fazer para as evitar. É que
isto é tão ridículo que eu estou disposta a mantê-las a bem do meu “bem-estar”,
porque convinhamos: são só dois ou três cigarrinhos por dia!

6 comentários:

Alberto Oliveira disse...

... acho que é a altura certa para (re)começar a fumar. Deixei de fumar há uns cinquenta anos, mas com esta polémica toda, decerto que vou ter um prazer enorme de voltar a puxar do cigarrinho. Muito mais que o prazer de fumar...
Só tenho pena que as mãos me tremam tanto, que para acertar na ponta do cigarro com a chama do isqueiro, antes de o conseguir queimo o bigode...

Rui disse...

Está tudo contado no Papel do Legível.

Não aconselhável a pessoas impressionantes.

Maria Liberdade disse...

Eu concordo com a lei.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
isabel disse...

Aproveita bem a fazer essas 'figurinhas' enquanto podes, Graças a Deus a partir de 2010, ACABOU! Não se pode fumar em lado NENHUM....
:o)

Fortunata Godinho disse...

Isso é um mito. Nos EAU também não se podia, não se podia e eu no Dubai fumei em todo o lado... E como já se viu, mesmo as discos, bares, restaurantes já têm essa permissão.
Só os cafés é que não têm "cedido".
Hum..........